Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
As mai"O"res gomas do Universo!
26 July 2012

No que toca à variedade de estrelas que contém, o Universo é como uma loja de gomas. A cor de uma estrela dá aos astrónomos informações sobre a sua massa e a temperatura da sua superfície. As estrelas mais quentes e de maior massa são azuis, enquanto as mais frias e leves são vermelhas. (Em perfeita oposição à forma como usamos azul e vermelho para quente e frio no nosso quotidiano, como por exemplo nas torneiras da água e nas previsões do tempo.) 

Da mais quente para a mais fria, as estrelas são colocadas num dos seguintes grupos: OBAFGK e M. O nosso Sol é uma estrela mediana do tipo G. Como se pode reparar, a ordem destes grupos não é alfabética. Para ajudar a lembrar a ordem há um truque fácil em Inglês: a frase "OBA Fine Girl / Guy, Kiss Me". (Sê um/uma bom/boa rapaz/rapariga, beija-me.)

Recentemente, uma equipa internacional de astrónomos, observou 71 estrelas do tipo O, as gomas gigantes da loja de doces do Universo. A partir da sua posição na sequência, pode-se perceber que essas estrelas são escaldantes. Até há pouco tempo, os astrónomos pensavam que a maioria das estrelas do tipo O vivia longe dos seus vizinhos mais próximos. No entanto, esta nova pesquisa mostrou que cerca de 3 em cada 4 dessas estrelas vivem muito perto de outra estrela. Na verdade, cerca de 1 em cada 3 estão tão perto que se irão fundir numa única estrela! 

Seja criativo: Gostaríamos de ver as suas sugestões para uma frase simples no seu idioma para ajudar a lembrar a ordem dos grupos de estrelas, desde a mais quente à mais fria (O, B, A, F, G, K e M). Por favor envie-nos as suas ideias para info@unawe.org, juntamente com o seu nome (ou o nome da escola para os esforços de grupo), idade e país.

More information

 Este Space Scoop é baseado no seguinte ESO Press Release.

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

The ‘O’ So Big Gobstoppers of the Universe!
The ‘O’ So Big Gobstoppers of the Universe!

Printer-friendly

PDF File
771.3 KB